12 outubro 2012

12 de outubro

História do dia de Nossa Senhora Aparecida
Por volta de 1717, no Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá em São Paulo, os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, tentavam pegar peixes para um jantar especial. Após tentar por bastante tempo, já quase desistindo, sem que ao menos conseguissem pescar peixe algum, um dos pescadores apanhou em sua rede uma imagem sem cabeça, era a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ele lançou a rede um pouco mais distante, trazendo assim sua cabeça. Ele á enrolou em um manto e após aquilo a pesca teve mais sucesso. Eles contaram a todos sobre a sorte que tiveram após encontrar a imagem que logo ganhou o nome de Aparecida dor ter aparecido do meio das águas ate os pescadores. Alguns anos depois de encontrado a imagem ganhou sua primeira capela, e em 1745 teve sua primeira igreja oficial.
Em 16 de julho de 1930,por empenho do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e do reitor do Santuário na época, padre Antão Jorge, os bispos presentes no Congresso pediram e obtiveram do Papa Pio XI, a graça de Nossa Senhora Aparecida ser declarada Padroeira do Brasil  em uma celebração que reuniu aproximadamente 1 milhão de pessoas.
Os padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, foram os grandes animadores da construção da Basílica que hoje abriga a imagem da Senhora que durante todo o ano recebe religiosos que prestam cultos a Padroeira.
E em 1980 foi decretado oficialmente em todo território brasileiro que todo dia 12 de outubro seria o feriado de Nossa Senhora Aparecida.
E essa é a historia que poucos conhecem sobre o dia de Nossa Senhora Aparecida...




História do dia das crianças

Em 5 de novembro de 1924, o deputado Galdino do Valle Filho através de uma proposta criou o dia das crianças, que foi oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças, porem a data passava despercebida, mas a situação mudou quando em 1955, a empresa de cosméticos e produtos farmacêuticos Johnson & Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para criar a promoção "Semana do Bebê Robusto", aproveitando a data para aumentar a venda de produtos para crianças. A ideia foi um sucesso, e outras lojas de artigos e indústrias de brinquedos para crianças aproveitaram o embalo, dando continuidade nos anos seguintes, tornando-se uma das principais datas comerciais a então “Semana das Crianças”.
O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados, cada país escolhe uma data determinada e faz sua comemoração. O mais próximo de uma data "mundial" é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, estabelecendo vários direitos às crianças do mundo inteiro, independente de raça, cor ou sexo, tal como o direito a alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção de todas e qualquer formas, amor, compreensão e a afeição.

Direitos da Criança
1. Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
2. Direito à proteção especial para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
3. Direito a um nome e a uma nacionalidade.
4. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequada para a criança e a mãe.
5. Direito à educação e a cuidados especiais para acriança física ou mentalmente deficiente.
6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
8. Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
9. Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
10. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Fonte: http://ibge.gov.br

*obs: Crianças ao menos hoje que é o seu dia, aproveite, passe o dia brincando e gastando energia, nada desse mundo de tecnologia. Aproveite cada segundo para conhecer brincadeiras antigas, jogue bola com os amigos, brinque de boneca, pique esconde, pega pega, bolinha de gude, amarelinha, pular corda, andar de bicicleta, entre varias outras brincadeiras super legais que hoje em dia quase já não são lembradas. É triste saber que as crianças da “modernidade” estão crescendo sem perceber realmente a magia dessa época.
No fim do dia, ai sim, no fim do dia, venha em nosso blog e comente sobre as brincadeiras e fale também como foi o seu dia.
                                                                     Bom divertimento e ate a próxima postagem pessoal ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Postagem feita com muito carinho :)
* Ao fazer um comentário seja educado e respeite a opinião dos outros :)
* Obs: Só sigo blogs que eu realmente gostar e quiser acompanhar, sendo assim não me sinto em hipótese alguma obrigada a seguir ninguém de volta :)
* Retribuo todas as visitinhas, não esqueçam de deixar o link no final do comentário (comentários somente para a divulgação serão removidos!) :)
* Obrigado pela compreensão :)
* Voltem sempre! :)

 
Sem Drama © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo