10 outubro 2016

O Câncer

O que é o câncer?
A palavra câncer tem origem no latim, cujo significado é caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.
Esta doença tem um período de evolução duradouro, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir até ser descoberta. Atualmente, foram identificados mais de cem tipos desta doença, sendo que a maioria tem cura (benignos), desde que identificados num estágio inicial e tratados de forma correta.


Principais causas

Podemos citar como principais causas do surgimento do câncer a genética (casos na família de câncer infantil, câncer da próstata e o da mama, sendo que o da mama tem origem nos distúrbios hormonais e é mais comum nas mulheres), maus hábitos alimentares (consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode com o tempo fazer surgir o câncer na boca), condições ambientais e estilo de vida (sol em excesso pode afetar as células e crescer o risco do desenvolvimento desta doença na pele e também no sangue (leucemia)), Fumo (o cigarro pode causar câncer nos pulmões, na boca e na laringe). Todos estes fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doença. Algumas infecções podem trazer o surgimento de tumores no estômago e no fígado. O estresse, a má alimentação (excesso de gorduras, conservantes e com poucas fibras) também tem relação com alguns tipos de câncer.


Tratamento

O melhor tratamento é a prevenção.  Porém médicos especialistas dizem que uma vida saudável, alimentação natural e rica em fibras, evitar o fumo e o álcool, ter uma vida tranquila, fugindo do estresse, usar protetores ou bloqueadores solares e fazer exames de rotina tende a diminuir o risco de ter a doença.
Atualmente, a medicina dispõe da radioterapia e de cirurgias para combater a doença. Quando se faz necessário a retirada do tumor, a cirurgia é o procedimento mais adequado. Já a radiação é utilizada para matar as células cancerígenas. Porém, este segundo procedimento tem efeitos colaterais como, por exemplo, queimaduras na pele provocada pela passagem da radiação.
A quimioterapia é um procedimento que visa, através da administração de drogas, impedir a reprodução das células cancerígenas, levando-as à morte. Esse procedimento também tem efeitos colaterais como, por exemplo, a queda de cabelos.
Nos casos de câncer de mama e de próstata é usada a hormonoterapia, pois estes tipos de tumores são sensíveis à ação de determinados hormônios.


Alguns tipos de câncer:

Anal, Bexiga, Boca, Colo retal, Colo do Útero, Esôfago, Estômago, Fígado, Garganta, Infantil, Laringe, Leucemia, Linfoma de Hodgkin, Linfoma não-Hodgkin, Mama, Medula, Ovário, Palato, Pâncreas, Pele Melanoma, Pele não Melanoma, Pênis, Próstata, Pulmão, Testículo e Tumores de Ewing.


Como se prevenir

1) Não fume. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.
2) Siga uma alimentação saudável, coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite derivados desnatados, queijo branco e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Evite frituras, salgadinhos, carne de porco, carne vermelha e embutidos, como linguiça, salsicha e salame. Prefira alimentos cozidos e assados.
3) Faça 30 minutos diários de atividade física. Atividades físicas além de fazer bem para o corpo faz bem para a alma.
4) realize exame preventivo anualmente ou siga as orientações de seu medico,. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada dois anos. Já para os exames alterados, devem seguir as orientações médicas.
5) Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose, correspondente a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.
6) Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor ou bloqueador solar. Se for inevitável a exposição ao Sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
7) Realize diariamente a higiene bucal (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Postagem feita com muito carinho :)
* Ao fazer um comentário seja educado e respeite a opinião dos outros :)
* Obs: Só sigo blogs que eu realmente gostar e quiser acompanhar, sendo assim não me sinto em hipótese alguma obrigada a seguir ninguém de volta :)
* Retribuo todas as visitinhas, não esqueçam de deixar o link no final do comentário (comentários somente para a divulgação serão removidos!) :)
* Obrigado pela compreensão :)
* Voltem sempre! :)

 
Sem Drama © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo