03 dezembro 2015

Favela...


Favela, ô...
Favela que me viu nascer
Eu abro meu peito e canto o amor por você.
Favela ô...
Favela que me viu nascer
Só quem te conhece por dentro
Pode te entender.
Bom dia gente, como diz o título da postagem hoje vou falar sobre Favela. Mas primeiro deixa eu explicar o porque...Recentemente entrei no site da prefeitura da cidade onde moro, e me indignei com certos comentários super ofensivo sobre as pessoas que moram em lugares assim e que por "X" motivos estão onde estão. E eu como uma Favelada com F maiúsculo precisava desabafar, e para não aumentar ainda mais a confusão que já se encontrava no site, resolvi desabafar aqui no blog mesmo.Mas porque tanto preconceito com isso?

Ser um favelado não é pecado nenhum, e nem faz ninguém ser melhor e nem pior do que ninguém.
Morar em uma favela para mim, não mudou meu destino e nem meu caminho, muito menos o meu caráter, sou quem sou e o que sou porque quero e porque acredito que seja o certo e me orgulho por isso. 
Vi e convivi com muitas coisas das quais não queria e nem desejo a ninguém, mas garanto, de tudo o que se tem em uma favela, o descaso e o preconceito, é o pior, sabe porque? Porque de resto, temos a livre escolha de SER, FAZER, TER, QUERER, e etc.
Em muitos anos morando onde moro (minha família foi uma das primeiras pessoas a vim morar aqui), não tive escolha sobre o descaso de ninguém, sofri bullying na escola, pois todos moravam e lugares bons e tinham condições que eu não tive, de família pobre e humilde nada tinha a oferecer a não ser a pessoa de coração puro e sorriso largo no rosto que sempre carrego comigo. E nem por isso deixei de estudar não, isso nunca.
Também tive que caminhar muito pra buscar em baldes água, pois na época aqui não tinha, então tinha que ficar indo e voltando para ter água para o consumo de toda a família.
Vivia constantemente com velas acesas por toda a casa (que na verdade, era um pequeno barraco de maderite) já que devido a tantos "gatos", sofríamos com a falta de energia elétrica.
Escolas, ate hoje não temos nenhuma no bairro, e a mais próxima é de mais ou menos 25-30 minutos caminhando.
O ônibus/pirua/lotação, é a mesma coisa, por esse motivo muitos nem se quer saem daqui da  vizinhança, pois ate chegar no ponto, já se encontra suados, cansados e sujos.
Morar em um moro não pavimentado só tem duas opções: Na chuva viver atolado no barro e na lama, e no sol, sofrer com a poeira e todas as doenças respiratórias que vem com ela.
E por falar nisso, a saúde sempre foi um caus total por aqui. O postinho do SUS é longe e nem sempre conseguimos atendimento. O ponto socorro alem de ser mais longe ainda, pois fica no centro da cidade, vivia e as vezes ainda fica cheio e o atendimento, não posso esconder, mentir, e nem negar, o atendimento não é bom, por aqui adoram aplicar Benzetacil, poxa vida, como isso doí?!
Ambulância? Vixi você cansava os dedos de tanto ligar e nada. Puro descaso. Como pode isso?
Já vi gente morrer, perdido nas drogas e bebidas, brigas que poderiam ser evitadas, palavras que não precisavam ser ditas e que jamais pra alguns serão esquecidas. Já vi e ouvi tantos casos violentos e cruéis, roubos, furtos, mortes, estupros...

Pessoas desesperadas porque quem não mora aqui e tem uma vida longe de ser ruim, simplesmente vira as costas e ignora quem sem querer precisa e implora(va) pelos outros.
Quantas vezes vi pessoas muito boas e qualificadas sendo desprezadas por morar em uma favela? Inúmeras vezes, mas somos fortes e guerreiros, batalhamos por uma vida melhor...
Se uma porta de emprego, um curso, um trabalho justo e honesto nos fecha uma porta, sempre procuramos outros meios, outras saídas, porque a vida é assim, o mundo é assim, cheio de injustiças e de pessoas mesquinhas que só olham para si próprio.


No inicio da postagem falei de uma coisa que me indignou muito no site da prefeitura, pois bem, uma pessoa que sabe la quem seja, sabe la onde mora, deixou bem claro, sua inveja e seu preconceito porque a prefeitura de uns 5 anos pra cá, tem olhando para nós, tem visto nosso sofrimento, nossa luta e resolveu tomar alguma atitude.
Uma pessoa que viu que a prefeitura construiu um predinho popular para quem morava em área de risco, e/ou que em temporais perdeu tudo de verdade, inclusive o amor pela vida. Disse que nossos políticos estão gastando dinheiro com favelado e esquece quem trabalha, paga impostos e um aluguel absurdo. Oun e o povo aqui? Não paga imposto não é? Sera que estamos aqui porque queremos? Para e pensa "fia". Segundo ela, passaria por tudo isso, moraria em uma favela feia mesmo, se no final soubesse que ganharia um predinho. Que vergonha, serio, que vergonha. Sim, sei que também devemos olhar para o outro lado da historia. Mas por conhecer, por saber realmente o que aconteceu, que digo, ninguém esta numa vida assim por que quer não, ver o fim do mundo ser o local que você mora. Morar perto do maior Rodoanel. Ver gente morrendo de todas as maneiras possíveis. Quem quer uma vida assim? Serio, vamos pensar um pouquinho, refletir. Para porque ta feio. Falar do que não sabe, se entrometer de maneira injusta, dizer besteira e o que não quer Nunca que aconteça... Se liga, isso não é o paraíso não.

Boa Sorte!!!!!

11 comentários:

  1. eu não moro numa favela, moro numa comunidade. é bem pacifico as coisas por aqui

    Um abraço, Mundo da Fani
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain que bom e que sorte a sua Fani *-*

      Abraços linda ...

      Excluir
  2. Sinceramente? Eu tenho nojo de preconceito. Seja ele racial, de gênero ou orientação sexual, pela classe social, estética ou qualquer outra coisa. A pessoa que não vive na favela não pode falar algo que não sabe e não vive. Eu já morei em favela e sei bem como são as coisas. O que o ser humano precisa é de um pouco de noção e educação, que é o que falta nesse país né? Talvez um dia, mas por enquanto a gente só lamenta. Aliás, ótimo post. Parabéns!

    www.erickcorreia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos dois Erick, as pessoas tem mais é que cuidar da própria vida, procurar ter respeito e educação com o próximo e pronto!
      Tem gente que fala sem saber o que acaba não afetando apenas a si próprio como os outros também!
      Fico extremamente feliz com o elogio lindo <3
      Muitíssimo obrigada mesmo <3

      Beijinhos e volte SEMPRE =D

      Excluir
  3. Eu fico indignada com gente ignorante! Porque pra mim esse tipo de coisa é ignorância. E não estou falando de arrogância não, estou falando de burrice mesmo. Eh o tipo de garotinha que nasceu com tudo o que precisava e nunca passou por dificuldades. Por que uns merecem mais do que os outros? Como você disse no texto, ninguém está lá porque escolheu estar lá. Está porque não tem opção melhor, pois com todo este descaso, tenho certeza que todo mundo preferia estar em outro lugar. Eh muita força de vontade acordar todos os dias sabendo que vai andar mais de 30 minutos pra pegar uma condução pra estudar. Eh viver no risco sabendo que pode passar mal e não ter atendimento médico. Eh viver no risco de sofrer alguma violência.
    Mas morar na favela não te deixa menos humano, não te deixa pior do que ninguém. A prefeitura está certa de ajudar a favela, porque mudar a vida na favela é ajudar toda uma cidade que sofreria menos com a violência se todos tivessem o mesmo acesso à educação, à saúde e ao saneamento básico.
    Aaah já falei muito! kkkkkkkkkk. Mas é que sou maranhense e sei o que é sofrer preconceito de gente burra! Beijosss lindona!!

    http://www.myrlenaraquelly.com
    https://www.facebook.com/blogmyrlenaraquelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu também fico indignada com coisas assim Myr.
      Ignorância de quem não sabe o que fala, não sabe de nada.
      Pessoa que podemos dizer que nasceu em berço de ouro e fica falando da vida alheia.
      Com certeza Linda, tirou as palavras de minha boca.
      Sei bem o que falo, sei o que é sofrer por discriminação, puro preconceito.
      Por dentro somos todos iguais, no fim, vamos todos pra debaixo da terra, ser comido pelos insetos.
      Tambem acho, que se formos tratados iguais, seriamos pessoas melhores.

      Falou nada beeem, adoro ter voce por aqui, bapeando comigo hihi *-----*

      Beijos e volte sempre amiga <3

      Excluir
  4. Eu acho o que importa e viver bem, sendo em favela,
    comunidade, interior, eu amo onde vivo e agradeço a DEUS.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=3xZdo8xMv34

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Nequéren =)
      Ter um lugar pra chamar de lar, é uma divindade!

      Volte Sempre =)

      Excluir
  5. acho que as pessoas deveriam ser mais amorosas, pensar mais no próximo...todos pagamos impostos, todos somos iguais e todos merecemos respeito, educação,etc.. fico triste qd vejo pessoas cm a que vc disse ai no texto, pensam apenas em sim mesmos....bjs
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miria, sim, as pessoas estão esquecendo que somos uma sociedade, todos nós nascemos, vivemos, crescemos, aprendemos e morremos.
      devemos parar de ficar olhando só para nós mesmo e pensar no próximo, pois muitas vezes reclamamos de barriga cheia!
      ah, isso me indigna muito, e voce nem faz ideia do quanto rs, mas juntos podemos mudar não só a nós mesmo, mas sim o mundo ;D

      Obrigada por visitar e comentar, seja muito bem vinda :) volte quando quiser, ta?! Beijoes

      Excluir
  6. Nossa Su, fazia tanto tempo que não respondia meus comentários que nem tinha visto esse seu :/
    E olha, estava mesmo precisando ler isso :)

    desistir é a unica forma de perdermos sem nem ter a chance de saber se iriamos ganhar ou não.
    Nunca desista, amiga ;D

    Obrigada por lembrar de mim nesse dia, e em todos viu?!
    beijos

    ResponderExcluir

* Postagem feita com muito carinho :)
* Ao fazer um comentário seja educado e respeite a opinião dos outros :)
* Obs: Só sigo blogs que eu realmente gostar e quiser acompanhar, sendo assim não me sinto em hipótese alguma obrigada a seguir ninguém de volta :)
* Retribuo todas as visitinhas, não esqueçam de deixar o link no final do comentário (comentários somente para a divulgação serão removidos!) :)
* Obrigado pela compreensão :)
* Voltem sempre! :)

 
Sem Drama © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo